• Posted by : Lízi 29 de jan de 2015

    Todo mundo tem aquele livro ou mangá, que de tão velho ou apenas por sofrer um acidente ou não ter uma qualidade muito boa, acabou soltando as páginas, ficou com a costura frouxa ou até rasgou um pedaço da página. Eu vou tentar passar pra vocês hoje modos de fazer alguns reparos.

    No caso de desfazer a costura de algum livro, por favor procure um restaurador (ou um técnico em biblioteconomia ;)) para que possa fazer o serviço pra você, afinal, não é algo que eu possa ensinar e requer outros materiais específicos que o profissional já vai ter ^^


    No caso de página rasgada de livro ou mangá, é um pouco mais fácil. Como nosso foco é o mangá, vou falar especificamente de como arrumar ele. Como os mangás tem desenhos dos dois lados é preciso atenção. Precisaremos dos seguintes materiais:

    Cotonete;
    Papel japonês para restauro;
    Cola.

    Oh ok, MAS NÃO VÁ COLOCANDO COLA ASSIM NÃO! Lembra do post passado sobre isso? As colas que vemos por aí matam o papel! Vamos aprender a fazer algumas colas, yay!

    C.M.C – Carboxi Metil Celulose – É um polímero (material sintético) hidrossolúvel derivado de celulose de uso alimentar.

    O produto é apresentado na forma de pó e tem coloração ligeiramente amarelada; funciona primordialmente como espessante neutro, porém, é também emulsificante, agente de suspensão homogeneizante e aglutinante.

    Embora seja adequada para alimentos, pelo fato de ser um pó, deve ser mantido fora do alcance de crianças. (E gente muito atrapalhada, então peça pra alguém te ajudar! Se tu tem problemas respiratórios de qualquer tipo, utilize sempre uma máscara antialérgica ao mexer nessas coisas!)

    O C.M.C tem como propriedade principal uma grande capacidade de absorção de água.

    Como fazer o CMC:

    • 1 vidro de boca larga com capacidade  de 1 litro;
    • 700ml de água filtrada, deionizada ou destilada, previamente alcalinizada, com pH entre 7 e 7,5;
    • 15g de carboxi metil celulose;
    • 6 gotas de formol ou 10 gotas de ácido acético;
    • Misturar os ingredientes e deixar descansar até dissolver todo o CMC.
    • A consistência ideal é gelatinosa.

    Guarde na geladeira para que ela seja melhor conservada. Se mofar ou ficar aguada, não use!
    Você pode aplicar essa cola para restaurar folhas rasgadas ou cortadas.

    Se a confecção da cola estiver fora do seu alcance, por favor, procure um restaurador (ou técnico em biblioteconomia <3).

    MERENGUE:

    Usar medidas de ¼ PVA e ¾ de CMC diluída.
    Misturar bem e deixar descansar por 2 horas. Essa cola é usada para colar guardas e capas de livro, não utilize em páginas!

    COMO COLAR PÁGINAS:

    Tendo os materiais em mãos, você vai pegar o pedaço rasgado da folha e vai passar beem nas beiradinhas com o cotonete, a cola CMC e vai passar também na beiradinha (coloque outra folha entre a que você está arrumando e as outras para não dar caca, não diga que eu não avisei u_u) da página inteira (na parte rasgada) a cola também. Vai pegar então o papel japonês, e rasgar um pedacinho que cubra o tamanho do rasgo (não precisa de tesoura, ele é super delicado. Vai então colocar o papel japonês dos dois lados do rasgo, pressionar delicadamente e esperar uma meia hora ou mais, dependendo do quanto você colocou de cola (cuidado com a mão grande gente XD). Quando secar, o papel japonês vai ficar invisível! (ou praticamente invisível) e o seu mangá ou livro, vai estar lindo outra vez!

    Para colar a capa, utilize a cola merengue e passe também com um cotonete, pressione bem a capa no caderno (só faça isso em livros que não possuem costura!!!) e deixe secar.

    É isso aí galera, espero que tenham curtido! Qualquer dúvida, não hesitem em comentar na page ou aqui no blog! Cuide bem dos seus mangás e livros e revistas também, são bens seus, são coisas preciosas que devem ser bem cuidadas sempre e até a próxima!

    0 comentários

  • Copyright © 2013 - Nisekoi - All Right Reserved

    Uma futura bibliotecária apaixonada por mangás Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan